A Metodologia das Aulas | Mestre de la Riva || Site Oficial

A Metodologia das Aulas / The Class Methodology

Em detalhes, o Método de la Riva / De La Riva Method in Details

A Metodologia das Aulas / Class Methodology


A Metodologia das Aulas

A Metodologia das Aulas

Criado pelo Mestre De La Riva, nosso método tem por base uma metodologia diferenciada, que foi  aprimorada em anos de tatame e que  está sempre em constante atualização. As Técnicas de ensino-aprendizagem do Método De la Riva abrangem três diferentes dimensões:

1. Dimensão Atitudinal:  A dimensão atitudinal abrange a seguinte indagação: “como se deve ser?” Refere-se aos valores, normas e atitudes, que são pontos fundamentais na prática do Jiu Jitsu;

2. Dimensão Conceitual: A dimensão conceitual deve responder à pergunta: “o que se deve saber?” A dimensão conceitual está presente nas explicações das regras das diferentes modalidades, no ensino de fatos históricos, tradicionalmente relacionados com essa prática, e nas explicações acerca das formas de treinamento;

3. Dimensão Procedimental: A dimensão procedimental relaciona-se à pergunta: “o que se deve fazer?” Abrange um conjunto de ações ordenadas destinadas à consecução de um fim. Na prática pedagógica é a parte do ensino voltada ao “saber fazer”, ou seja, à realização das atividades práticas para o desenvolvimento das técnicas, que variam muito conforme a modalidade de cada faixa, desde os exercícios de alongamento, aquecimento, repetição de técnicas, treinos físicos e táticos, além das lutas ou simulações de combates, entre inúmeras outras possibilidades.

Created by Master De La Riva, our method is based on a differentiated methodology that has been improved over many years of experience on the mat and that is constantly being updated. The De La Rive Method teaching-learning techniques cover three different dimensions:

1. Attitudinal Dimension: The attitudinal dimension encompasses the following question: “How should one be?” This refers to the values, norms and attitudes that are fundamental points in the practice of Jiu Jitsu;

2. Conceptual Dimension: The conceptual dimension should answer the question: “what should one know?” The conceptual dimension is present in the explanations of the rules that govern the different modalities, in the teaching of historic facts traditionally related to the practice of this sport, and in the explanations on the forms of training;

3. Procedural Dimension: The procedural dimension relates to the question: “what should one do?” This covers the set of coordinated actions required to achieve a specific end. In pedagogy, it is the part of teaching that focuses on “knowing how”, in other words, on the performance of practical activities to develop the techniques that vary considerably according to the modality of each belt level, from the stretching and warm up exercises, repetition of techniques, physical and tactical training sessions, up to actual competitions and fight simulations, amongst numerous other possibilities.